Livros

Livros

STRASSENFUSSBALL

O livro Strassen fussball traz fotos curiosas e histórias do futebol de rua em cerca de 100 países. A obra foi lançada em meados de outubro de 2015 pela Editora Panorama e distribuída apenas na Alemanha, Áustria e Suíça. Todos os artigos são de autoria de Caio Vilela.

(Ed. Panorama, 2015 – 273 p.)

GOAL!

O amor pelo jogo é universal. Seja na Tanzânia ou no Togo, na Birmânia ou no Brasil, o futebol é uma língua que todas as crianças falam. Explore o esporte conforme ele é praticado em todo o mundo por meio de fotografias impressionantes e textos líricos.

(Rue de Mundo / Levending Uitgever / Henry Holt , 2015 – 42 p.)

ONDE MORA O FUTEBOL

Este livro retrata a tradição mais autêntica do futebol brasileiro: a “pelada” ou “partida informal”. É no jogo espontâneo, disputado em ruas, praias, quadras e campos informais, que se vive a verdadeira paixão pelo esporte.

Nesse universo, que ignora os holofotes da mídia, o anônimo arranca de sua porção de campo um espaço de cidadania, onde todos são aceitos como iguais.

O fotógrafo Caio Vilela registra o futebol de rua há mais de 10 anos e já percorreu mais de 80 países. A coleção de imagens aqui incluída retrata momentos brilhantes, efêmeros e muitas vezes transformadores de vida nas cinco regiões do Brasil.

 (Cultura Sustentável, 2014 – 154 p.)

FUTEBOL-ARTE: DO OIAPOQUE AO CHUÍ


As imagens reunidas neste livro são fruto das diversas viagens que Caio Vilela fez aos 27 estados do Brasil; suas capitais, paisagens, bem como seus cantos distantes. O livro apresenta um rico mosaico de futebol de rua, pick-up games – essa arte popular e indisciplinada – e a beleza de cada plataforma, jogador ou partida. Também retrata a dimensão humana do esporte, onde coexistem a emoção de jogar junto, o entusiasmo da vitória e a solidão dos campos vazios.

 (Grão Editora, 2013 – 260 p.)

FUTEBOL SEM FRONTEIRAS

O futebol é o que é porque pode ser jogado em qualquer lugar – e com qualquer objeto, como uma bola. É assim em todo o mundo. Durante cinco anos, o fotógrafo brasileiro Caio Vilela viajou pelos quatro cantos do planeta e registrou pick-ups de jogos de futebol em diferentes culturas. O resultado é este álbum fantástico, cheio de imagens inusitadas.

Você verá cambojanos rebatendo bola ao lado de ”elefante-táxis“, meninos tibetanos brincando sem roupa, um grupo de pescadores brincando nas areias de Fiji, crianças budistas brincando em Mianmar, e ainda, vietnamitas exibindo orgulhosamente a camisa brasileira. Partidas inacreditáveis ​​na Muralha da China, ao pé das Pirâmides do Egito e até mesmo nos campos de gelo cobertos da Antártica. Fotos que mostram a paixão pelo futebol podem unir todas as pessoas.

 (Publifolha, 2009 – 120 p.)

GUIA DA LIBERDADE

Com fotos de Caio Vilela, o guia apresenta o que o bairro “Liberdade” tem a oferecer: compras, serviços, gastronomia, passeios históricos e culturais.

Localizado no centro da cidade, o “Liberdade” foi caracterizado como bairro oriental em 1974. Inicialmente conhecido pelos imigrantes japoneses, também é habitado por chineses e coreanos.

A iluminação, com típicas lanternas vermelhas, caracteriza suas ruas, visitadas por milhares de turistas em busca de produtos típicos, restaurantes e ícones da cultura pop oriental. O leste fica no coração de São Paulo.

(Publifolha, 2008 – 128 p.)

UM MUNDO DE CRIANÇAS

Estamos sempre aprendendo coisas novas. Aprendemos em casa, no trabalho, na escola, nos livros. Mas nossas grandes descobertas vêm mesmo quando somos crianças. Observamos seu fascínio por lendas e contos de fadas, a forma vívida com que perseguem seus sonhos e a coragem de enfrentar seus medos.

Foi com esse espírito que Ana Busch e Caio Vilela viajaram pelo mundo conhecendo lugares diferentes. Eles visitaram mais de 50 países e o resultado é o livro “Um Mundo de Crianças”. A obra combina retratos de Caio com textos de Ana sobre uma história que conta coisas curiosas e traz um pouco do mundo em torno de cada foto.

Os filhos deste livro vivem em diferentes partes do mundo. Alguns vivem em regiões geladas, outros em florestas tropicais. Cada lugar tem sua própria linguagem, seu próprio tipo de comida e roupas de uma maneira particular. Mas seja qual for a sua cultura, todas as crianças adoram brincar, aprender coisas novas e sentar-se para ouvir histórias.

(Panda Books, 2008 – 64 p.)

FLORIANÓPOLIS

“Florianópolis” é o novo título da coleção “Cidades do Brasil”. Fotos de Caio Vilela revelam as belezas naturais e a cultura ímpar da capital catarinense, que recebe turistas brasileiros e estrangeiros o ano todo. O texto é do colunista da Folha de S. Paulo, José Geraldo Couto, que há mais de sete anos trocou São Paulo por Florianópolis. Couto faz observações pessoais e revela informações históricas e interessantes sobre a ilha. O livro é trilíngue, com textos em português, inglês e espanhol. O mesmo vale para os demais volumes – Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo – da coleção Cidades do Brasil, Publifolha.

 (Publifolha, 2006 – 112 p.)

GUIA ÁFRICA DO SUL E SUL DA ÁFRICA


Inspirados na variedade de etnias, culturas e paisagens, os jornalistas Caio Vilela e Fabio Zanini percorreram o continente africano, mapearam in loco os mais belos passeios e lugares para se visitar e escreveram a quatro mãos o Guia da África do Sul e África Austral.

Feito especialmente para os turistas brasileiros, o guia é acima de tudo um convite à aventura, como o nome sugere, apresenta a África do Sul, mas também inclui países como Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia e Zimbábue.

Como Caio Vilela também é fotógrafo, cada uma dessas dicas de viagem foi testada e fotografada. O encontro com os elefantes, a natação com os pinguins, o mergulho com os tubarões-tigre e a visita a uma aldeia zulu estão entre algumas das 25 experiências inesquecíveis sugeridas pelos autores.

Se a viagem incluir crianças, o guia traz dicas interessantes para crianças e adolescentes, como os macacos de Monkey Town em Somerset ou Lions Drakenstein.

O clima agradável, as delícias gastronômicas, os diferentes ritmos e estilos musicais, as boas compras locais, os destinos charmosos a nunca perder e ainda, tudo sobre os vinhos mundialmente famosos da África do Sul. O guia não deixa nada de fora. Para os mais esportivos, a sugestão é uma subida, amena, aliás, quatro horas até o topo da Table Mountain. Se o turista quer mesmo um pouco de conforto, você encontra muito mais do que isso em uma viagem magnífica a bordo do Rovos Rail, um dos trens mais luxuosos da África do Sul.

Um calendário de festivais que acontecem ao longo do ano pode ajudar o leitor a decidir sobre uma boa época para ir à África, dependendo do interesse. Informações práticas de como chegar a cada país, línguas faladas, moeda, vistos e vacinas ajudam no planejamento da viagem. Úteis também são os sites, telefones e preços de alguns restaurantes, hospedagens, parques e passeios. O guia, então, mostra uma África possível e acessível para todos os orçamentos, para todas as idades.

(Publifolha, 2010 – 136 p.)

Referências