Nascido e radicado em São Paulo, Caio Vilela trabalha como fotógrafo e repórter freelancer para veículos de mídia brasileiros e estrangeiros desde 1994, com trabalho focado em cultura, meio ambiente, viagens, comida, artes e arquitetura, e uma atenção especial ao futebol de rua.
O projeto Futebol Sem Fronteiras nasceu em 2003 quando uma foto – que mostra crianças jogando bola em frente a uma fachada de arquitetura icônica de Yazd, no Irã – foi publicada na Ícaro, a antiga revista de bordo da Varig.
A partir desse dia, e por estar sempre na estrada, o fotógrafo resolveu manter um olho aberto para tentar flagrar cenas de futebol ocasional e espontâneo jogado nos mais diversos cenários.
Ao longo da década seguinte (e até hoje!), farejar boleiros e seus campos improvisados tornou-se um objetivo para o fotógrafo a cada final da tarde em todos os lugares.
Retratados em becos, praias, escolas, florestas, desertos, sítios históricos e demais paisagens urbanas e naturais, boleiros de distintos grupos étnicos atraem o olhar do fotógrafo nos mais variados endereços.
Mais de 15 anos depois daquele dia em Yazd, o projeto FSF conta hoje com imagens produzidas em mais de 100 países em todos os continentes, incluindo a Antártica, todos os 27 estados brasileiros, 22 regiões da Rússia. Tais fotografias estão publicados em seis livros, veículos de mídia nacionais e internacionais, e exibidos em mais de 30 exposições em espaços expositivos nobres de São Paulo, Rio, Paris, Bogotá, Belgrad, Doha, Quito, Islamabad, Bolonha, Zingst (Alemanha) e Saransk (Rússia).
Sua coleção de fotografias mostra a poesia visual emocionante de partidas espontâneas ocupando espaços públicos, onde o verdadeiro futebol está nos pés e corações de crianças anônimas brilhando em seu próprio terreno, longe de estádios e holofotes.
O projeto Futebol Sem Fronteiras se desenvolve à medida que potenciais patrocinadores demonstram interesse em chutar a bola para frente. Para patrocinar o próximo capítulo, entre em contato com o autor e acompanhe @futebolsemfronteiras no Instagram e Facebook.
BANCO DE IMAGENS
Nosso banco de imagens inclui mais de 20 mil imagens catalogadas disponíveis para licenciamento, incluindo diversas fotos publicadas e não publicadas de futebol de rua e vida escolar tiradas em mais de 105 países, todos os 27 estados brasileiros, 22 regiões da Rússia e Antártica.